6 Melhores Tipos de Embalagens para Alimentos

Seja para um estabelecimento comercial ou até mesmo para um delivery, conhecer os principais tipos de embalagens para alimentos é fundamental para garantir sua integridade.

Isso porque, não é difícil de perceber que as propriedades físicas e químicas dos alimentos, ao longo do dia, acabam sendo perdidas. 

Além disso, outro ponto que merece atenção é: apenas uma embalagem não é o suficiente para todos os tipos de alimentos. 

Afinal, cada uma tem uma propriedade própria e que é indicada para cada tipo de alimento. 

Dessa forma, ao falarmos da embalagem, estamos nos referindo à sua composição, capacidade para conservar o alimento, resistência etc. 

Quer aprender mais sobre os principais tipos de embalagens para alimentos que podem ser encontrados hoje em dia? 

Então, continue conosco e boa leitura!

Qual a função das embalagens para alimentos?

De forma geral, as embalagens para alimentos possuem a função de conservar, servir, proteger e até mesmo informar o consumidor.

Sobre a proteção, essa é uma das principais funções, pois os alimentos são transportados a todo momento de um lado para o outro.

Dessa forma, precisam estar protegidos contra choques, compressões e demais injúrias que possam afetar de forma negativa o alimento e, assim, comprometer a qualidade e segurança.

Outras funções das embalagens para alimentos são:

      • conservação;

      • acondicionamento asséptico;

      • conter informações para que o consumidor tenha ciência do que está adquirindo;

      • conveniência;

      • sustentabilidade e consumo inteligente.

    6 melhores tipos de embalagens para alimentos

    Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância das embalagens para alimentos, chegou o momento de descobrir quais são os principais tipos de embalagens e para quais ocasiões elas são indicadas.

    Acompanhe!

    Embalagens de vidro

    Um dos principais tipos de embalagens para alimentos são aquelas produzidas com vidro. Afinal, por ser um material resistente e duradouro, sua utilização é bem ampla. 

    Além disso, ele é estéril, o que contribui para que o alimento permaneça íntegro por um tempo maior, inclusive faz com que o alimento fique isolado do ar, justamente para evitar a oxidação do produto que será consumido.

    Outro ponto que merece destaque sobre as embalagens de vidro é o seu potencial para vedação, o que auxilia na hora de conservar o alimento e ao mesmo tempo evitar odores no local em que ele será armazenado.

    Embalagens de alumínio

    As embalagens de alumínio, por sua vez, são a melhor opção para armazenar bebidas de forma eficiente, pois, além de serem bastante econômicas, são resistentes, leves e de fácil utilização.

    Além disso, elas são muito utilizadas quando se quer transportar determinados alimentos que precisarão fazer uma longa viagem, justamente para deixar o produto melhor conservado por mais tempo. 

    Inclusive, o alumínio é um dos tipos de embalagem mais fáceis de serem reciclados. Logo, ele pode ser utilizado várias vezes sem perder suas propriedades e, assim, gerando um consumo menor dos recursos naturais.

    Principais tipos de embalagens para alimentos

    Embalagens de isopor

    Uma curiosidade sobre o isopor: ele é constituído, basicamente, por 95% de ar e 5% de plástico. 

    Geralmente, esse tipo de embalagem é acompanhado de gelo, pois serve de reservatório para refrigerar bebidas e alimentos que precisam manter a temperatura. 

    Vale ressaltar, no entanto, que esse tipo de embalagem não pode ser levado ao microondas. Além disso, ele não é considerado “biodegradável” e, do ponto de vista financeiro, a reciclagem não é vantajosa.

    Embalagens de plástico

    Plástico: uns amam, outros odeiam. Afinal, existe muita polêmica por trás desse material, o qual, por sinal, é um dos tipos de embalagens para alimentos mais encontrados atualmente.

    Isso porque, elas são versáteis, resistentes e bastante flexíveis. Além disso, é possível que essas embalagens sejam capazes de alterar sua densidade para que certas exigências possam ser atendidas de forma adequada.  

    Hoje, os principais tipos de embalagens para alimentos que são produzidos por meio do plástico são:

        • polietileno de alta densidade (PEAD);

        • poliestireno (PS);

        • policloreto de vinila (PVC);

        • polietileno tereftalato (PET).

      Embalagens de aço

      Geralmente, as embalagens de aço são apresentadas na forma de lata. E existe um motivo pelo qual elas são utilizadas para esse fim.

      As embalagens de aço são conhecidas por serem bastante saudáveis. Com isso, há a possibilidade de adicionar conservantes para que os alimentos sejam preservados sem que haja comprometimento à saúde do consumidor.  

      Além disso, elas são resistentes à contaminação, danos microbiológicos, oxigênio e até mesmo resistentes à luz. Inclusive, ela também pode ser totalmente reciclada.

      Embalagens de papelão ondulado

      Uma das principais vantagens da utilização da embalagem de papelão ondulado é que eles são extremamente resistentes às temperaturas e suas respectivas variações.

      Inclusive, elas são muito versáteis e muito encontradas nas fábricas de alimentos por terem um grau excelente de utilização.

      Vale ressaltar que as embalagens de papelão ondulado não agridem o meio ambiente e, por conta disso, contribuem para que haja mais sustentabilidade nos negócios – além de serem biodegradáveis completamente. 

       Encontre as melhores embalagens para produtos de confeitaria!

      O que diz a legislação sobre as embalagens para alimentos?

      Hoje, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é o principal órgão responsável pela regulamentação de quaisquer tipos de embalagens para alimentos.

      Com relação às embalagens, de modo geral, podemos consultar a Resolução RDC n. 91, de 11 de maio de 2001, pois ela trata dos critérios gerais e classificação para embalagens e equipamentos que entram em contato com os alimentos.

      Outras legislações que versam sobre as embalagens para alimentos são:

        Quais as principais tendências do setor de embalagens?

        Sem dúvida, os consumidores tornaram-se mais exigentes com o passar do tempo. 

        Afinal, eles procuram por produtos que contenham qualidade e que não abram mão da sustentabilidade e, por conta da vida corrida, da praticidade.

        Assim, chegamos à conclusão de que, atualmente, as principais tendências do setor de embalagens são:

            • maior potencial de preservação do meio ambiente;

            • redução com relação às perdas;

            • embalagens ecológicas;

            • qualidade e segurança nutricional dos alimentos;

            • acessibilidade alimentícia.

          Como escolher a embalagem ideal para alimentos?

          O primeiro passo para escolher o melhor tipo de embalagem para alimento é definir qual o seu objetivo com essa embalagem.

          Isso porque, como você pode perceber ao longo deste conteúdo, cada embalagem é indicada para uma finalidade específica, desde transporte alimentício até a devida conservação.

          Como escolher embalagem para alimento

          Conte com a Pacbox Embalagens!

          Agora, uma outra dica é optar por embalagens que tenham qualidade. 

          Por isso, é importante escolher uma empresa especializada em todos os tipos de embalagens e que consiga oferecer o que há de melhor para o seu público, como a Pacbox Embalagens.

          Para conhecer mais sobre as embalagens que temos disponíveis, bem como sanar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco hoje mesmo e fale com um de nossos especialistas.

          CONTATO

          Siga-nos nas redes sociais

          PACBOX 2022 © Todos os Direitos Reservados