Você já parou para pensar que existem infinitas possibilidades de embalagens para ovo de Páscoa?
A cada ano que passa, as opções aumentam e os ovos – que já são deliciosos – ficam ainda mais bonitos aos olhos.
Mas a escolha da embalagem deve levar em consideração não apenas a estética e a funcionalidade, mas também a praticidade, a proteção do conteúdo e a facilidade de transporte.
Certamente, é um desafio, mas fica mais fácil se contar com os fornecedores certos. Por isso, preparamos várias ideias de embalagens para ovos de Páscoa e onde encontrar as melhores.
Confira!
Quais são os tipos de embalagens para ovo de páscoa?
Embalagens plásticas
As opções plásticas são muito variadas e algumas das mais fáceis de encontrar.
Neste caso, estamos nos referindo aos sacos plásticos, que são os tipos de embalagens para ovo de Páscoa mais tradicionais do mercado.
São essas embalagens que enchem os olhos dos clientes nos mercados, podendo ser personalizadas de várias maneiras.
No entanto, por serem as mais comuns e tradicionais, é uma embalagem que não valoriza tanto o conteúdo, mas dá prioridade a mostrar a marca.
É uma estratégia interessante para marcas bastante conhecidas, mas nem tanto para produtores em pequena escala, que objetivam mostrar valor de mercado.
Ovos mais artesanais precisam de embalagens especiais que valorizem o produto.
Leia mais: Encontre as melhores embalagens para colocar bolo!
Potes de plástico e de vidro
Os potes plásticos podem ser encontrados em diferentes formatos.
É uma opção para quem quer diversificar a forma de apresentar seu produto ao cliente.
Eles possuem uma vantagem que é o custo e, por isso, são opção para grande parte dos confeiteiros.
O vidro é mais utilizado para bombons de pote e ovos de Páscoa desconstruídos.
Papel celofane (com Papel de Seda ou com Papel Chumbo)
O papel celofane é um tipo de embalagem para ovo de Páscoa bonita e sustentável. Para quem não sabe, o papel parece um plástico, mas na verdade é um polímero natural feito de celulose.
Essa opção é ótima para ovos veganos, por exemplo, pois valoriza ainda mais o cuidado com o planeta.
Mas ele também é bastante utilizado de forma geral, pois tem um aspecto brilhante e dá bastante volume ao produto.
Este tipo de embalagem para ovo de Páscoa pode ser combinado com papel chumbo, que tem uma grande variedade de opções de cores e estampas, e também com papel seda.
A seda é mais delicada e dá um aspecto maior de sofisticação ao ovo. No entanto, o papel chumbo ajuda na conservação do chocolate, pois é um isolante térmico, além de ser impermeável.
Caixas e Kits de Páscoa
As caixas de papel para ovos de Páscoa são ótimas opções para otimizar e alavancar as vendas, pois além de valorizar o produto são encontradas em muitos formatos.
Este material foge das tradicionais embalagens de plástico que são muito comuns no mercado e, por isso, são ótimas opções para valorizar o chocolate.
As que deixam o ovo em pé, foram tendência em 2023 e continuarão a ser muito usadas em 2024, pois mostram bem o conteúdo do ovo e se destacam aos olhos dos consumidores.
Já o tipo de embalagem para ovo de Páscoa que os posicionam deitados são bastante comuns para ovos de colher, pois esses produtos contêm grande quantidade de recheio.
Elas podem vir com compartimentos para encaixar colher e outros tipos de chocolate como bombons, trufas e até objetos como canecas. Ou seja, muito versáteis, não é mesmo?
As caixas ainda protegem o chocolate de quebrar, pois geralmente são feitas de um material mais resistente.
Sem contar que, assim como o papel celofane, também são uma alternativa eco-friendly, que não polui o meio ambiente.
Como escolher o melhor tipo de embalagem para ovos de Páscoa? (Dicas)
Pense no custo-benefício
Antes de comprar os diferentes tipos de embalagens para ovos de Páscoa é muito importante fazer um planejamento de custos. Para isso, nem sempre o mais barato é a melhor opção, concorda?
Afinal, não adianta fazer um ovo de chocolate delicioso, mas usar uma embalagem que não condiz com o produto.
Neste caso, as caixas de papel são uma das opções que oferecem bom custo-benefício, pois protegem, elevam a qualidade do produto e são encontradas com ampla diversidade de opções.
Leve em conta o tipo de público
Outro ponto a ser considerado antes de escolher o tipo de embalagem para ovo de Páscoa é o público para o qual o chocolate é pensado.
Embalagens para o público infantil precisam valorizar cores, estampas, personagens, etc.
Já se a sua loja tiver um grande público de pessoas jovens e casais, uma boa opção pode ser optar por embalagens românticas, como em formato de coração, por exemplo.
Também é importante pensar em diferentes tamanhos de embalagens de ovos de Páscoa para oferecer aos clientes, como pequenos, médios e grandes e até para mini ovos.
Procure valorizar o produto
É muito importante optar por embalagens que valorizem o produto e conquistem o cliente.
Elas podem tornar o ovo uma opção ainda mais rica e encantadora aos olhos do cliente ou podem minar completamente as vendas.
Embalagens criativas não apenas protegem o conteúdo, mas também contam uma história, refletem a identidade da marca e criam uma experiência completa para os consumidores.
Uma dica bacana é acrescentar outros produtos como “brindes”, junto ao ovo ou montar kits com dois ou três ovos de menor tamanho.
Uma das opções que atendem praticamente todos os requisitos na área de embalagens são as caixas de papel. Elas combinam praticidade, custo, sustentabilidade e apelo estético.
Conclusão
Os tipos de embalagens para ovos de Páscoa desempenham um papel fundamental na proteção, apresentação e comercialização desses produtos sazonais tão apreciados.
As embalagens evoluíram ao longo do tempo, passando de simples papéis coloridos para designs complexos e inovadores que cativam os consumidores.
Outro ponto que ganhou destaque nos últimos anos é a sustentabilidade. A busca por materiais recicláveis e soluções de design ecologicamente corretas, demonstrando a preocupação com o meio ambiente também é uma tendência.