Como começar a vender doces? Confira o nosso guia e comece a dar os primeiros passos!

Está pensando em iniciar no mundo da confeitaria mas não sabe exatamente como começar a vender doces? A Pacbox fez este conteúdo justamente para te ajudar nesse assunto!

Iniciar um negócio de venda de doces pode ser uma empreitada de muito sucesso. Com uma demanda crescente nos últimos anos e a paixão nacional pelos doces, essa pode ser uma ótima oportunidade de ganhar um dinheirinho extra ou iniciar um novo negócio.

Para aqueles que desejam adentrar nesse universo açucarado, é essencial compreender os primeiros passos de como começar a vender doces do zero. E é com isso que nós vamos te ajudar hoje.

Vamos começar?

Índice:

Como iniciar na venda de doces?

O primeiro passo é descobrir qual tipo de doces você quer vender. Se você for vender um brigadeiro, por exemplo, que pode ser encontrado facilmente em vários lugares, é bom pensar em um diferencial.

Você também pode apostar em mais um cardápio variado, mas geralmente, para quem está começando, essa tende a ser uma opção mais trabalhosa.

Já tivemos o “boom” do bolo de pote, do brigadeiro gourmet, do brownie. Talvez a próxima moda possa ser criada por você.

🧁Ou você pode inovar nos produtos já existentes e criar o seu diferencial.

Porque investir em um negócio de doces?

Talvez a ideia de fazer uma renda extra ou de viver dela com os doces tenha passado pela sua cabeça, mas com ela também vem a dúvida: será que vale a pena vender doces? 

A resposta é sim. Simplesmente porque o consumo de doces têm crescido de forma exponencial.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o consumo de doces cresceu desde a pandemia.

Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pesquisa mostrou que houve um crescimento de 47,1% durante a pandemia.

E quando pegamos apenas a faixa etária adulta dos 18 aos 29 o crescimento foi ainda maior de 63%, para um consumo de doces duas vezes por semana ou mais.

💡Agora nos diga você, é ou não é uma ótima oportunidade de negócio?

Quais os tipos de doces mais vendidos?

Confeiteira decorando bolo com frutas vermelhas

Assim como a França tem o macaron e os Estados Unidos têm o cupcake, aqui no Brasil um dos nossos brasileirinhos preferidos é o brigadeiro. 

Mas além dele, descobrir outras sobremesas bastante consumidas também pode ser ótimo para quem quer saber como começar a vender doces.

Confira uma lista das mais consumidas por aqui, que também são ótimas ideias de doces para vender e lucrar:

  1. Brigadeiro
  2. Brownie
  3. Bolos
  4. Cookies
  5. Trufas
  6. Quindim
  7. Paçoca
  8. Donuts 
  9. Cocada
  10. Pamonha

Vale destacar que é essencial fazer uma pesquisa de mercado na sua cidade ou região, para descobrir para qual doce existe mais demanda.

Encontre as melhores embalagens para produtos de confeitaria!

Como começar a vender doces pela internet?

A internet é uma ferramenta que não pode ser deixada de lado hoje em dia. Se a dúvida é como começar a vender doces, automaticamente, a internet deve ser considerada.  

Talvez você nem seja tão familiarizado com ela assim, mas agora você está iniciando um negócio, então toda divulgação é bem-vinda e necessária.

A internet é, sem dúvidas hoje, um dos principais meios de como divulgar doces para vender.

Você pode fazer isso de diferentes formas:

  1. pelas redes sociais;
  2. pelos aplicativos de comida como iFood e Uber Eats;
  3. por meio de uma loja virtual.

Qual o investimento inicial para abrir uma loja de doces?

Depende muito. As pessoas que querem investir pouco, geralmente, começam com valores abaixo de R$ 1000.

Considere, por exemplo, que você vai começar a vender bolo no pote. Por enquanto, você pode trabalhar com os utensílios de cozinha que já tem em casa, então vai precisar investir apenas nos ingredientes e nas embalagens.

É claro que na hora que você for fazer um balanço de gastos, precisa colocar tudo na ponta do lápis, desde equipamentos até o gás utilizado.

Como calcular os preços de doces

Se você quer saber como começar a vender doces, saiba que vai precisar ter um controle muito rígido de investimentos, ganhos e gastos. A saúde financeira da sua empresa depende de você!

Mas calma, tudo pode ser feito aos poucos, assim como o crescimento da sua marca. De início, uma planilha no Excel ou mesmo um caderno, papel e caneta podem ser a solução.

💡E lembre-se: tudo que entra e sai precisa estar planejado e anotado.

Qual o lucro na venda de doces?

Pessoa batendo ovos para fazer doce

O salário médio de um confeiteiro no Brasil, segundo o Glassdoor, é de R$ 4.395 ao mês, para se ter uma ideia.

Mas é claro que quando falamos em criar uma empresa do zero, não é possível se basear apenas neste dado.

O lucro de uma empresa pode variar conforme uma infinidade de fatores, inclusive região e administração do negócio, por isso, estudar estratégias para fazer o seu negócio crescer deve ser uma constante.

Como embalar doces caseiro para vender?

Por fim, mas não menos importante, você também precisa pensar na apresentação desses doces aos clientes.

O tipo de embalagem depende do doce em questão, mas há uma infinidade de opções que podem agradar o seu bolso e o seu cliente.

Confira alguns exemplos:

  1. Caixinhas decoradas;
  2. Potes de plástico quadrados ou redondos;
  3. Caixinhas de papel craft;
  4. Sacos de tecido;
  5. Caixa de acetato.

Como escolher a melhor embalagem para doces?

Na hora de escolher a embalagem, é preciso contabilizar e ver qual a melhor opção, considerando o custo-benefício.

As caixinhas de papel kraft, por exemplo, são super versáteis e um dos materiais mais utilizados atualmente.

Isso porque elas são sustentáveis e substituem o uso do plástico. Essa é uma preocupação frequente do cliente e, portanto, é uma preocupação sua também.

Mas essa não é a única vantagem, o material também é bonito, resistente, pode ser personalizado e, claro, apresenta um ótimo custo-benefício!

A Pacbox é especializada em embalagens de papel kraft, por isso, se você quer encontrar as melhores ofertas e uma ampla variedade de embalagens em papel kraft, precisa conhecer as nossas opções.

Acesse agora a PacBox e obtenha o melhor custo-benefício em embalagens de papel para começar a lucrar com a venda de doces o quanto antes! 

Conclusão

Desde a escolha dos produtos a serem oferecidos até a escolha de embalagens, existe uma série de planejamentos a serem pensados para quem quer aprender como começar a vender doces.

Nossa intenção hoje foi te ajudar a pensar nesses primeiros passos, mas é preciso pesquisar a fundo para criar um negócio lucrativo de fato.

Se você tem a habilidade de fazer doces, já é meio caminho andado. Agora é pesquisar a fundo para entender mais sobre administração de negócios, vendas e divulgação.

Vender doces pode ser muito lucrativo e você pode estar perdendo de ganhar um bom dinheiro.

Então planeje-se e conte com a Pacbox na sua jornada!

💡Leia também: Como montar uma lanchonete delivery de sucesso em 7 passos!

CONTATO

Siga-nos nas redes sociais

PACBOX 2022 © Todos os Direitos Reservados

Se você quer saber como começar a vender doces é porque está procurando uma renda extra ou um novo negócio. Confira boas dicas para dar os primeiros passos!