A precificação de ovos de Páscoa é um desafio para você?
As empresas enfrentam anualmente esse desafio, pois a precificação não é uma tarefa tão simples e envolve equilibrar qualidade, tamanho, embalagem e margens de lucro.
À medida que a Páscoa se aproxima, a demanda por esses produtos aumenta consideravelmente, tornando essencial uma estratégia de precificação eficaz para atrair os consumidores e maximizar os ganhos.
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Precificação de Ovos de Páscoa: 7 passos de como calcular
Nos passos a seguir você vai entender como é baseada a precificação de ovos de Páscoa. Confira!
1 – Defina o tipo de ovo de páscoa que será comercializado
Quando falamos ovo de Páscoa, no geral, pode parecer que a precificação é sempre igual para todos os ovos.
Mas se você parar para pensar, existem diferentes tipos de ovos de Páscoa, como por exemplo, o ovo de colher e o ovo clássico. Ou ainda, ovo recheado, ovo trufado, etc.
Diferentes tipos de ovos exigem diferentes tipos de preços, pois muda o tempo de produção, o seu lucro, o trabalho que você tem para produzir, a demanda pelo produto, etc.
2 – Considere os gastos com os ingredientes
Nesta fase a sua atenção deve ser minuciosa, pois você deve anotar tudo, tim-tim por tim-tim, em uma planilha de precificação de ovo de Páscoa.
Neste caso, você precisa considerar o valor total gasto no produto e o valor da quantidade utilizada na receita.
Assim, é possível precificar quanto vale cada ingrediente, mas equivalente ao que você usou, para saber quanto você gasta para fazer um ovo de Páscoa.
A conta é a seguinte: valor total gasto no produto ÷ quantidade do produto em gramas utilizada = preço da grama de chocolate.
Considere, por exemplo: 1 pacote de chocolate de R$ 40 de 1000 gramas. A conta será: 40÷1000 = 0,04.
O resultado é o preço da grama do chocolate. Você deve multiplicar pelo valor utilizado na receita. Digamos que seja 700 gramas: 0,04 x 700 = 28.
RS28 é o preço do chocolate gasto na receita.
Isso deve ser feito para cada ingrediente e você pode fazer a organização na planilha de precificação de ovos de Páscoa, de acordo com o seguinte exemplo:
Ingrediente | Valor total pago | Quantidade total (em gramas) | Porção utilizada (em gramas) | Custo por receita |
Chocolate | ||||
Creme de avelã | ||||
Confete |
3 – Considere a mão de obra
Muita gente não considera a mão de obra no cálculo, mas isso é extremamente importante, pois seu tempo vale dinheiro.
Para ficar mais prático, vamos dizer que você gaste 5 horas para produzir 10 ovos de Páscoa, considerando desde o período de compra até a limpeza da cozinha.
Dividindo 300 minutos (5 horas) por 10, você tem o período que você leva por ovo. Neste caso, 30 minutos por ovo.
Agora é preciso precificar este período. Para isso, considere o salário-base para a função de confeiteira da sua região.
Digamos que seja R$ 3000. Vamos usar como exemplo o número de horas trabalhadas por uma pessoa de carteira assinada no mês, que é 220, mas você substitui pela quantidade de horas que você trabalha em 1 mês.
Dividindo 3000 por 220, o resultado é R$ 13,64. Este é o valor por hora. Para saber por unidade, faça uma regra de 3.
13,64 → 60 minutos (1 hora)
x → 30 minutos
Neste exemplo, o preço da mão de obra é R$ 6,82 por unidade.
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4 – Considere as despesas fixas
As despesas fixas são mais difíceis de calcular, mas também devem ser consideradas. Como calcular água, luz e gás utilizado, por exemplo?
Uma dica nessa fase da precificação dos ovos de Páscoa, é considerar 10% a mais em cima do valor final da unidade para considerar estes custos.
5 – Pesquise o preço dos ovos de páscoa dos seus principais concorrentes
Faça também uma pesquisa de preços aprofundada. Mas lembre-se de comparar sempre o mesmo produto: ovos simples com ovos simples, ovos de colher com ovos de colher e assim por diante.
O preço de venda deve gerar lucro e cobrir todos os custos, além de estar em consonância com os outros valores do mercado.
Isso não quer dizer que seu preço deve estar igual a outros ovos, depende do seu objetivo. Você pode investir em um preço mais em conta para vender mais quantidade ou subir o preço e prezar pela qualidade, por exemplo.
6 – Considere e calcule os custos dos meios de venda
Os canais de venda também devem ser considerados, pois geralmente cobram taxas e isso precisa ser calculado no custo.
Taxas das maquininhas de cartão, iFood ou loja virtual são alguns exemplos.
7 – Considere a sua margem de lucro
Ao diminuir os custos de produção do preço de venda de um produto, você chega ao lucro individual de um produto.
Para exemplificar a precificação de ovos de Páscoa, digamos que você chegou ao seguinte resultado:
- Preço de venda: R$ 60
- Custos do produto: R$ 40
- Lucro: R$ 60 – R$ 40 = R$ 20
Portanto, o cálculo da porcentagem de lucro do produto é feita pegando o lucro, dividindo pelo preço de venda e multiplicando por 100. Veja: R$ 20 ÷ R$ 60 = 0,3 x 100 = 30%
30% é a sua porcentagem de lucro de um ovo de Páscoa vendido.
8 – Considere a escolha da embalagem
Por fim, mas não menos importante, considere a escolha da embalagem. Os ovos de Páscoa são produtos marcados pelas lindas e coloridas embalagens que enchem os olhos.
Com os ovos artesanais não deve ser diferente!
A embalagem é o primeiro contato com o cliente e é através dela que ele vai querer ou não ter contato com o produto, então invista em boas embalagens!
Aqui na Pacbox, nós oferecemos embalagens para ovos de Páscoa com bom custo-benefício e excelente qualidade.
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Conclusão
A precificação de ovos de Páscoa é um jogo de estratégia que influencia diretamente no sucesso das empresas durante esta temporada festiva.
É fundamental encontrar o equilíbrio entre preços competitivos e margens de lucro saudáveis, para atrair o consumidor e, ao mesmo tempo, ter benefícios como empresa.
A capacidade de oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis é a chave para conquistar os consumidores e garantir um retorno lucrativo durante a Páscoa.
E então, como está a preparação para a Páscoa por aí?
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